quinta-feira, 30 de abril de 2009

O avanço desenfreado da robôtica
Analisando os dois lados da mesma moeda, posso dizer que certamente o sistema robótico, é eficiente, e o investimento altamente caro, porém lucrativo, e que gera reflexos na economia mundial.
Mas como qualquer outro sistema, possui suas vantagens e desvantagens, e a pior desvantagem é o ser humano ser substituído por maquinas, o que acarretaria no aumento desenfreado do índice de desemprego, podendo até gerar uma nova crise financeira em proporções mundiais. Já para os donos e acionistas de multinacionais é um investimento lucrativo apostar em robôs, mas se todos pensarem assim, e as empresas optarem por este meio, a bolsa mundial certamente e sem dúvidas quebraria, porque com o aumento do desemprego, quem compraria e utilizaria os serviços de tal empresa? Fazendo uma analise mais a fundo, essas pessoas desempregadas, se fossem indenizadas poderiam se capacitar na “onda do momento” que é a programação robótica. Uma ação leva a outra, essas consequências até poderiam beneficiar alguns indivíduos, por exemplo, quem seguisse a profissão do futuro. Robôs têm altos custos, mas trabalhar 24 (vinte e quatro) horas, sem remuneração, não ficam doentes (podem ficar gastos), mas pra quem tem dinheiro ainda é uma boa opção pagar os custos de um estrago total ou parcial, alem de não receberem indenizações, muito menos 13° salário, férias e outros benefícios.
O ser humano é a máquina perfeita, mesmo sem a agilidade exercida pelos robôs super potentes, mas o ser humano tem uma coisa que robôs não possuem sentimentos, a capacidade de pensar sozinho, e definir suas ações. Então apostar no sistema robótico é altamente caro, mas ao mesmo tempo lucrativo, especializa milhares de pessoas, desemprega muitas outras, mas também oferece novas oportunidades para vários outros.









(Imagine, sermos escravos dos robôs de nova geração)

Sr. "X"